Astigmatismo
Simulação da visão com astigmatismo
Astigmatismo é um tipo de erro refrativo em que o olho não consegue focar a luz na retina de forma uniforme. Isto faz com que a pessoa veja de forma distorcida ou desfocada a qualquer distância. Entre outros possíveis sintomas estão a fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir veículos durante a noite. Quando o astigmatismo surge na infância pode causar ambliopia.
Quando a córnea ou a lente não é uniforme e curva, os raios de luz não são refratados corretamente, e a imagem não fica igualmente focada. Isso faz com que a visão pareça borrada, dando origem ao astigmatismo. No astigmatismo, a córnea ou o cristalino tem uma curva mais acentuada para uma direção do que para outra. O astigmatismo corneano ocorre quando a córnea tem uma forma distorcida. Já o astigmatismo lenticular ocorre quando o cristalino é distorcido. O astigmatismo pode ocorrer em combinação com outros erros refrativos, como a Miopia e a Hipermetropia. E pode estar presente desde o nascimento, ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. Ele não é causado ou agravado pela leitura com pouca luz, sentar muito perto da televisão ou estrabismo. Uma causa importante de astigmatismo é coçar o olho, prática muito comum em clima seco e alta concentração de poeira no ar. Há também outra causa relacionada à idade, que com o passar do tempo a pressão das pálpebras superiores exercem sobre a córnea.
O diagnóstico é feito com um exame ocular, que mapeia a superfície da córnea a fim de encontrar alguma curvatura na córnea. Existem três opções de tratamento: óculos, lentes de contacto e cirurgia ocular. Os óculos são o tratamento mais simples, embora as lentes de contacto ofereçam maior campo visual. A cirurgia refrativa altera de forma permanente a forma do olho.













