Curiosidades sobre a catarata
A Catarata é uma doença ocular bastante comum. Separamos para você 6 curiosidades sobre a Catarata:
A Catarata é responsável pela maioria dos casos de cegueira evitável no mundo. Um levantamento de 2015 estima que cerca de 18 milhões de pessoas tenham perdido a visão devido à Catarata, e que quase 70 milhões já estejam sofrendo com perda parcial da visão pelo mesmo motivo.
EXISTEM DOIS TIPOS DE CATARATA: A CONGÊNITA E A ADQUIRIDA.
A Catarata Congênita apresenta-se em crianças recém nascidas até 1 ano de idade. A causa da Catarata Infantil está associada a alguma infecção durante a gestação, como rubéola.
A Catarata Adquirida é a Catarata que se desenvolve, geralmente entre adultos, devido a uma série de fatores, como traumas oculares, infecções ou como doença secundária de outras patologias, como o Diabetes.
Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:
A Catarata é conhecida como “doença dos idosos”, mas isso não quer dizer que pessoas mais jovens não possam desenvolver Catarata.
A doença ocular está associada ao processo natural de envelhecimento das células, por isso seu maior índice de ocorrências está entre pessoas em idade avançada.
Porém, as Cataratas Adquiridas podem ocorrer a qualquer fase da vida, especialmente quando o paciente apresenta alguns hábitos que são considerados fatores de risco.
SIM, EXISTEM FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CATARATA PRECOCE.
Hábitos não saudáveis, como tabagismo, alcoolismo, exposição excessiva ao Sol e automedicação (especialmente de corticóides), são considerados fatores de risco da Catarata Precoce, porque aceleram o envelhecimento das células.
Além disso, outros fatores podem desencadear o aparecimento da Catarata. Entre eles, estão traumas, infecções (como Uveítes severas), Diabetes Tipo 2 e Hipertireoidismo associado à obesidade.
Por isso, é muito importante manter a saúde dos olhos em dia, especialmente se você tem algum desses hábitos. Lembre-se que somente um oftalmologista pode diagnosticar a Catarata. Por isso, agende já uma consulta de rotina com os especialistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia.













