Curiosidades sobre a catarata

Curiosidades sobre a catarata

A Catarata é uma doença ocular bastante comum. Separamos para você 6 curiosidades sobre a Catarata:

A Catarata é responsável pela maioria dos casos de cegueira evitável no mundo. Um levantamento de 2015 estima que cerca de 18 milhões de pessoas tenham perdido a visão devido à Catarata, e que quase 70 milhões já estejam sofrendo com perda parcial da visão pelo mesmo motivo.

EXISTEM DOIS TIPOS DE CATARATA: A CONGÊNITA E A ADQUIRIDA.

Catarata Congênita apresenta-se em crianças recém nascidas até 1 ano de idade. A causa da Catarata Infantil está associada a alguma infecção durante a gestação, como rubéola.
Catarata Adquirida é a Catarata que se desenvolve, geralmente entre adultos, devido a uma série de fatores, como traumas oculares, infecções ou como doença secundária de outras patologias, como o Diabetes.

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

A Catarata é conhecida como “doença dos idosos”, mas isso não quer dizer que pessoas mais jovens não possam desenvolver Catarata.

doença ocular está associada ao processo natural de envelhecimento das células, por isso seu maior índice de ocorrências está entre pessoas em idade avançada.

Porém, as Cataratas Adquiridas podem ocorrer a qualquer fase da vida, especialmente quando o paciente apresenta alguns hábitos que são considerados fatores de risco.

SIM, EXISTEM FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CATARATA PRECOCE.

Hábitos não saudáveis, como tabagismo, alcoolismo, exposição excessiva ao Sol e automedicação (especialmente de corticóides), são considerados fatores de risco da Catarata Precoce, porque aceleram o envelhecimento das células.

Além disso, outros fatores podem desencadear o aparecimento da Catarata. Entre eles, estão traumas, infecções (como Uveítes severas), Diabetes Tipo 2 e Hipertireoidismo associado à obesidade.

Por isso, é muito importante manter a saúde dos olhos em dia, especialmente se você tem algum desses hábitos. Lembre-se que somente um oftalmologista pode diagnosticar a Catarata. Por isso, agende já uma consulta de rotina com os especialistas do Núcleo Avançado em Oftalmologia.